segunda-feira, 19 de julho de 2010

Cultura e Natureza:o que o software tem a ver com os transgênicos? Marijane Vieira Lisboa.

Marijane Vieira Lisboa,possui graduação em Ciências Sociais - Freie Universitat Berlin (1977) e Doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000). Atualmente é assistente doutor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atua na área de Sociologia, ministrando cursos em torno das temáticas ligadas ao Meio Ambiente, Direitos Humanos e Relações Internacionais. Atua como consultora de entidades e organizações governamentais e não-governamentais no Brasil e no Exterior, nas áreas e temas ligados a: meio ambiente,princípio da precaução, transgênicos, direitos humanos e convenções internacionais, dentre outros. Foi reeleita para a Relatoria de Direito Humano Ambiental para a Plataforma DHESCA em 2009, após ter completado um primeiro mandato de 2007-2009. É tradutora de obras de Filosofia, de Ciências Humanas e Literatura do alemão para o português.

De acordo com o texto ocorre uma apoderação e renovação do conhecimento já existente através das novas tecnologias.Sendo assim, quando se fala de biotecnologia pode-se perceber que esta ocasionou um significativo avanço tanto na produção do setor agrícola quanto nas técnicas utilizadas.Neste sentido os transgênicos é mais uma prova da evolução da biotecnologia sendo este uma técnica recente de utilizar organismos vivos ou partes, para criar ou transformar produtos, melhorar plantas ou animais, ou desenvolver microrganismos para uso específico.Com toda esse progresso tecnológico Lisboa acredita em uma prevenção da ciência no que diz respeito as novas tecnologia, pois estas podem causar reflexos imitáveis.Pode-se perceber o posicionamento da autora com relação a relação do software livre e os transgêncios, pois os dois propósitos tratam da liberdade de escolha, assim como um conhecimento de todos pode se tornar um benefício de "alguns".
Portanto, o software livre na sua essência e no seu propósito do "ser livre" se relaciona em fundamentos da liberdade de uma alimentação sem transgêncisos.



LISBOA, Marijane Vieira. Cultura e natureza: o que o software tem a ver com os transgênicos. IN: PRETTO, Nelson; SILVEIRA, Sérgio Amadeu (orgs.). Além das redes de colaboração: internet, diversidade cultural e tecnologias do poder. Salvador: EDUFBA, 2008.



Marijane Lisboa no Além das Redes de Colaboração
A ativista ambiental e professora da PUC-SP Marijane Lisboa apresenta os assuntos abordados em sua apresentação no Seminário Além das Redes de Colaboração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário