segunda-feira, 19 de julho de 2010

CIBERCULTURA(Cap.VII_O Movimento Social da Cibercultura)Pierre Lévy

LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Ed. 34, 1999. Cap VII

Pierre Lévy nasceu numa família judaica. Fez mestrado em História da Ciência e doutorado em Sociologia e Ciência da Informação e da Comunicação, na Universidade de Sorbonne, França. Trabalha desde 2002 como titular da cadeira de pesquisa em inteligência coletiva na Universidade de Ottawa, Canadá. É membro da Sociedade Real do Canadá (Academia Canadense de Ciências e Humanidades).É autor de livros como Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999. 260 p; Filosofia world: o mercado, o ciberespaço, a consciência. Lisboa: Instituto Piaget, 2000. 212 p; A Conexão Planetária: o mercado, o ciberespaço, a consciência. São Paulo: Editora 34, 2001. 189 p.;entre outros.
O subtítulo do capítulo VII,do livro Cibercultura,de Pierre lévy traz o seguinte é:“Técnica e desejo coletivo:o exemplo do veículo automotivo”, o que nos remete ao assunto abordado pelo autor nesse momento que é o poder de "sedução" da mercadoria, o que Marx já traz com o termo "fetiche da mercadoria", onde os indivíduos da sociedade capitalista cultuam o seu produto. Nessa perspectiva Levy acredita que os ciberespaços devem ser visto como um local de interatividade onde todos podem participar e construir ao mesmo tempo,e o que motiva o seu crescimento é a necessidade individual de se comunicar.E por conta dos movimentos sociais que ocorre uma transformação gradual dos significados da infra-estrutura de comunicação assim como ocorre com o exemplo citado pelo autor, ou seja os correios que também passaram por várias transformações.
Citando outros autores Levy trata da importância das redes de computadores estarem acessível a todos, visando a evolução e o aprimoramento dos softwares de comunicação.No decorrer do texto o autor ainda cita alguns princípios que fundamentam e nortear o ciberespaço: a interconexão,as comunidades virtuais e a inteligência coletiva. Onde o primeiro pode ser considerado como uma comunicação que ocorra uma intera em qualquer ambiente, o segundo está ligado a pessoas com interessem em comum e o terceiro,se trata da absorção de conhecimento o qual pode ser considerado um campo muito complexo, tornando-se necessárias pesquisas.
Portanto, Levy mostra que estres três princípios estão interligados entre si, ou seja é da interconexão, que pode-se gerar as comunidades virtuais e com isso conseqüentemente a inteligência coletiva, tornando-se os ciberespaços locais de fundamental importância para a disseminação do conhecimento e valorização da aprendizagem.

Pierre Lévy e a cibercultura e inteligência coletiva no roda viva em 2001:

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