terça-feira, 20 de julho de 2010

CIBERCULTURA(Cap.X_A Nova relação com o saber)Pierre Lévy

LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Ed. 34, 1999. Cap X

Pierre Lévy nasceu numa família judaica. Fez mestrado em História da Ciência e doutorado em Sociologia e Ciência da Informação e da Comunicação, na Universidade de Sorbonne, França. Trabalha desde 2002 como titular da cadeira de pesquisa em inteligência coletiva na Universidade de Ottawa, Canadá. É membro da Sociedade Real do Canadá (Academia Canadense de Ciências e Humanidades).É autor de livros como Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999. 260 p; Filosofia world: o mercado, o ciberespaço, a consciência. Lisboa: Instituto Piaget, 2000. 212 p; A Conexão Planetária: o mercado, o ciberespaço, a consciência. São Paulo: Editora 34, 2001. 189 p.;entre outros.

O texto de Pierre Levy trata da Educação e Civercultura, onde ele trata a princípio de três constatações que facilitam a compreensão da nova relação com o saber.Um nos traz a face modificável do saber assim como sua facilidade de surgir, o outro trata do trabalho em sua natureza como forma de troca de conhecimento e aprendizagem e o último fala do ciberespaço como espaço que promove a alteração da inteligência humana.
O autor comenta a cerca da importância da troca de informações o que contribui bastante para a inteligência coletiva.Mas para que ocorra uma aprendizagem coletiva é imprescindível como diz o autor uma reforma no sistema de educação e formação, onde a Educação a distância que é uma nova concepção pedagógica que se utiliza de diversos meios tecnológicos para a sua realização. Pode-se perceber também a quebra do que se tinha anteriormente que é as instituições de ensino como o único meio de aquisição de conhecimento, pois atualmente com o surgimento dos ciberespaços nos proporciona uma facilidade de acesso e troca de conhecimento.
O autor cita o termo "dilúvio de informações" em comparação ao dilúvio da arca de Noé, onde é selecionado animais de diferentes espécies e de ambos os sexos para que fossem para a arca, o que ocorre com o conhecendo na rede que é selecionado de acordo com o seu propósito pelo usuário.
Sendo assim, torna-se notório que o texto aborda a Educação e a cibercultura dentro de uma nova perspectiva de aquisição de conhecimento.


Considerações de Pierre Lévy sobre Educação à Distância.

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