quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Oficina sobre Indisciplina.



Esta oficina foi realizada na Faculdade de Educação (UFBA), no dia 07/12/2009, para a disciplina Didática do curso de Pedagogia.

Essa equipe procurou trabalhar o tema inicialmente, a partir da opinião de cada equipe que foi formada na sala de pedagogia, pediu para que a turma( em grupos) respondessem a um questionário seguindo as seguintes questões:

1)Para você,o que é indisciplina?
( )Não cumprir regras impostas pela escola
( )Não agir como esperado pelo professor
( )Questionar a autoridade do professor
( )Desrespeitar os alunos e professores
( )N.D.A

2)O que você acha da indisciplina?
( )Algo ruim
( )Um comportamento que atrapalha o processo educativo
( )Um problema que a escola não tem como se responsabilizar
( )Um fato que pode ser revertido

3)De acordo com o que você tem visto ultimamente nas escolas,a partir de relatos,noticiários,para você ,como os professores tem se comportado frente a tal situação?
( )Não se importam
( )Não tem controle,autoridade perante a situação
( )Apenas não sabem lidar
( )Os professores não são adequados para enfrentar isso
( )N.D.A

4)Para você ,quais as causas da indisciplina?
( )Desestrutura familiar
( )Inadequação da escola frente a tal situação
( )O professor não tem mais autoridade
( )A indisciplina é decorrente de vários fatores
( )N.D.A

5)Para você,como deve se resolver a indisciplina?
( )Com regras mais rígidas
( )Expulsando os alunos
( )Com mais policiamento
( )Utilizando o diálogo
( )N.D.A

Esse questionário juntamente com as colocações da equipe nos possibilitou ver a indisciplina com um outro olhar, assim como suas causas e suas conseqüências na sala de aula.Foram abordadas árias formas de se trabalhar esse tipo de atitudes com os aluno, e é valido resultar que uma dos grandes debates do grupo foi que se só o dialogo e a descoberta das causas da indisciplina solucionaria o problema? O grupo pode perceber que o diálogo é só a primeira iniciativa a ser tomada juntamente com uma serie de outros atores que poderiam contribuir para conter esse tipo de problema. Foi muito relevante esse debate em sala de aula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário