domingo, 6 de setembro de 2009

Comentários do texto: O papeli da didática na formação do educador.(Cipriano Carlos Luckesi)

 
O autor inicia separando o tema em duas parte, o "papel da didática" e a "formação do educador", estabelecendo o que vai ser abordado no texto.



Luckesi traz algumas definições de educação, trabalhando esta no seu aspecto formal e informal, abordando também o educador como sujeito e como objeto da história, podendo interferir ou não nos processos que ocorrem durante a ação do tempo e os movimentos sociais. Na  perspectiva do autor, o educador é responsável pelo desenvolvimento de um projeto histórico construído no dia-a-dia, sendo este um projeto pedagógico.

Conseqüências desta compreensão de educador:

• Uma ação pedagógica não é neutra, e sim ideologizada;

• Necessidade de explicitação teórica;

• "A prática educacional não pode ser uma prática burocrática, não se pode fazer educação sem paixão".

Na formação do educador deve existir uma preparação filosófica, científica, técnica e afetiva, trazendo ainda a concepção do educador como "ser inacabado" sempre em constante aprendizagem . A didática para o autor é "um modo de facilitar o ensino e a aprendizagem de modos de conduta desejáveis", geralmente utilizada para a transmissão de conhecimentos. É trabalhado também no texto a relação teoria e pratica que está sendo esfacelada dentro dos currículos atualmente.



LUCKESI, Cipriano Carlos. O papel da didática na formação do educador. In: A didática em questão. Petrópolis: Vozes, 1987.

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